Estou postando no Blog, mapas de distribuição geográfica das equipes brasileiras, que já disputaram decisões de Libertadores da América.
Nessa página, será publicada, um histórico das equipes brasileiras, que já jogaram a decisão de Libertadores.
A primeira edição da Libertadores, ocorreu no ano de 1960 e o torneio recebeu esse nome, em homenagem aos nomes dos heróis da independência dos países Sul-americanos, como Dom Pedro I, Simón Bolívar, José de San Martin, Bernardo O'Higgins, Antonio José de Sucre, entre outros [1] [2].
Embora o Bahia tivesse sido o primeiro representante do futebol brasileiro, no ano de 1960, o Palmeiras foi a primeira equipe brasileira a disputar uma decisão de Libertadores, no ano de 1961. Porém, o time perdeu a decisão para o Peñarol-URU, que era o atual campeão naquele tempo.
Em 1962, o time do Santos FC, se tornou a primeira equipe brasileira a ganhar a Taça Libertadores, ao derrotar a equipe do Peñarol na decisão do torneio. A agremiação acabou faturando novamente o torneio em 1963, ao derrotar o time do Boca Juniors-ARG.
Fazendo esse breve histórico do primeira equipe brasileira finalista e do primeiro time brasileiro campeão de Libertadores, falaremos dos times brasileiros que já decidiram a libertadores.
O Brasil já teve 13 equipes disputando o título. Com isso, as equipes brasileiras estiveram na final, por 38 vezes, e assim, os times tupiniquins levaram a Libertadores por 20 vezes, sendo que a final de 2021 será a 21ª conquista de uma equipe brasileira, pois a final será entre Palmeiras x Flamengo. E assim, o futebol brasileiro acabará diminuindo a vantagem em relação ao futebol argentino, que é o maior vencedor do torneio, com 25 conquistas. As imagens abaixo, mostram os mapas de localização das equipes que já foram finalistas de Libertadores.
Dessas 13 equipes, 10 conquistaram o título: São Paulo, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Corinthians e Atlético-MG. As outras três equipes, foram somente vice-campeãs: São Caetano, Athletico-PR e Fluminense.
Em 2021, o Brasil levará mais uma conquista de Libertadores, pois Palmeiras e Flamengo, decidirão o torneio de forma inédita, pois nunca havia tido um confronto entre eles numa final do principal torneio sul-americano.
Tanto o Palmeiras como o Flamengo, tem ganhado títulos importantes nos últimos 10 anos e devido ao protagonismo de ambas as equipes nas conquistas, o duelo passou a ter uma grande expectativa, para que a decisão possa ser uma boa partida, independentemente de quem sairá vencedor do torneio.
O Palmeiras faturou as conquistas da Copa do Brasil, nos anos de 2012, 2015 e 2020; o Paulista em 2020; o Brasileiro, nos anos de 2016 e 2018, e a Libertadores de 2020. Além das conquistas, o Palmeiras foi finalista do Paulista em 2015, 2018 e 2021; foi vice-campeão brasileiro em 2017 e terceiro colocado na edição de 2019, além dos vice-campeonatos da Recopa Sul Americana de 2021 e da Supercopa do Brasil, no mesmo ano, além da 4ª colocação no Mundial de Clubes da FIFA, em 2020.
O Flamengo conquistou a Copa do Brasil em 2013; os Cariocas de 2011, 2014, 2017, 2019, 2020 e 2021; os Brasileiros de 2019 e 2020; a Libertadores de 2019; a Recopa Sul Americana de 2020; e a Supercopa do Brasil de 2020 e 2021. A equipe carioca foi vice-campeã do Mundial de Clubes FIFA de 2019; vice-campeão brasileiro em 2018 e terceiro colocado, na edição de 2016.
Ambas as equipes são bicampeãs da Libertadores e quem levar o confronto, se tornará tricampeão do torneio, assim, se igualando a São Paulo, Santos e Grêmio, que são as agremiações que levantaram o torneio por três vezes. Na tabela abaixo, a relação das equipes finalistas do torneio.
Com isso, Palmeiras e Flamengo, estarão mais uma vez, em uma decisão de Libertadores. O Palmeiras está indo para a final, pela sexta vez (igualando o recorde do São Paulo FC). Com isso, a equipe poderá se tornar tricampeã e equilibrar o número de conquistas e de vice-campeonatos, que são três. Porém, o Flamengo estará jogando a decisão pela terceira vez, e se ganhar, poderá manter o aproveitamento de 100% nas decisões de Libertadores e poderá ser a única equipe a ganhar o tricampeonato, sem ter perdido uma decisão.
Será a quinta vez que a Libertadores terá uma final caseira, sendo a quarta vez, que o certame será decidido por times brasileiros. A primeira final caseira foi em 2005, quando o São Paulo venceu o Athletico Paranaense; a segunda decisão envolvendo times do mesmo país, foi em 2006, quando o Internacional venceu o São Paulo, que havia vencido a edição anterior do certame; em 2018, a final foi argentina, onde as equipes do Boca Juniors e do River Plate se enfrentaram, sendo a primeira vez que a decisão envolveu times de uma mesma cidade, que no caso, foi Buenos Aires. Na decisão, o River Plate venceu o seu maior rival, sendo que nessa edição, foi a ultima vez, que a final foi disputada em ida e volta, pois a partir de 2019, as finais da Libertadores passaram a ser em jogo único e em um campo neutro, que já é definido antes da final. E em 2020, o Palmeiras venceu a equipe do Santos (primeira decisão envolvendo times do mesmo estado), no Maracanã, local que sediou a decisão do ano passado (realizada em janeiro de 2021, devido ao cenário da pandemia da Covid-19).
A decisão deste ano, acontecerá em Montevideo, capital do Uruguai, no Estádio Centenário, que é um local bastante conhecido, por ter sediado a primeira final de uma Copa do Mundo, que ocorreu no Uruguai, onde a seleção uruguaia bateu os argentinos na decisão
A edição de 2021 entrou para a história do torneio, pois será a primeira vez que os dois últimos campões da competição sul-americana, decidirão o campeonato. Caso o Palmeiras leve o torneio, a equipe pode igualar o Peñarol-URU (1960 e 1961), Santos (1962 e 1963), Independiente-ARG (1964 e 1965), Boca Juniors (1977-1978 e 2000-2001) e São Paulo (1992 e 1993), que conseguiram o feito de conquistar o torneio por duas vezes consecutivas. O recordista de conquistas consecutivas de Libertadores, é o Independiente-ARG, que levou o torneio por quatro vezes consecutivas (1972, 1973, 1974 e 1975).
A edição deste ano já tinha entrado para a história, pelo fato do futebol brasileiro ter batido o recorde de quantidade de semifinalistas de Libertadores, em uma única edição. O Brasil teve 3 representantes nas semifinais, que foram o Flamengo, o Palmeiras e o Atlético-MG. Essa façanha, mostra que o futebol brasileiro está em ascensão e o que chama atenção é que essas três agremiações, são as que mais investiram em montagem de elenco e foram consideradas as favoritas ao título.
O futebol brasileiro decidiu em 2021, o título da Copa Sul-americana, o que foi um feito inédito, pois até então, nenhum pais sul-americano havia tido uma final caseira nos dois principais torneios. Na Sul-americana, a decisão foi entre o Athletico Paranaense e o Red Bull Bragantino, em Montevideo, e no mesmo local em que ocorrerá a final da Libertadores. Na ocasião, a equipe do Athletico venceu o RB Bragantino, por 1x0. E assim, faturou o bicampeonato da competição [3]. E assim, a final da Recopa Sul-americana de 2022 será entre equipes brasileiras, pois este torneio é realizado entre as equipes vencedoras da Libertadores e da Sul-americana do ano anterior.
Com isso, é perceptível que nos torneios continentais de clubes, o futebol brasileiro tem se destacado com conquistas, principalmente em Libertadores, onde nas duas últimas edições, as equipes brasileiras tem faturado as conquistas da Libertadores, o que evidencia o bom momento do futebol tupiniquim.
Na imagem abaixo, as referências do trabalho, onde foram feitas as pesquisas para a realização do trabalho de postagem.