sábado, 11 de dezembro de 2021

Mapa de distribuição geográfica das equipes brasileiras vencedoras de Libertadores

Estou postando no blog, os mapas de distribuição geográfica das equipes brasileiras que venceram a Libertadores da América.

No último dia 27 de novembro, houve a decisão da Libertadores de 2021, entre Palmeiras x Flamengo. A decisão foi disputada, no Estádio Centenário, na cidade de Montevideo, capital do Uruguai.

Foi a 5ª vez que a final de uma edição de Libertadores, foram entre equipes de um mesmo país. Das 5 vezes em que a final foi caseira, quatro foram entre equipes brasileiras (São Paulo x Athletico Paranaense, em 2005; Internacional x São Paulo, em 2006; e Palmeiras x Santos, em 2020) e uma foi entre equipes argentinas (River Plate x Boca Juniors, em 2018).

E com mais uma final caseira, o Brasil ganhou a sua 21ª libertadores, assim, diminuiu a distância do número de conquistas do futebol argentino, que são de 25 títulos, e com isso, mantiveram a hegemonia em conquistas de Libertadores.

Na decisão, o Palmeiras venceu o Flamengo, por 2x1, na prorrogação, com gols de Raphael Veiga e Deyverson, e o Gabriel Barbosa (conhecido como Gabigol), fez o gol do Flamengo. E com isso, o Palmeiras se tornou tricampeão de Libertadores, igualando as equipes do São Paulo, do Santos e do Grêmio, além do Nacional (Uruguai) e do Olímpia (Paraguai), todos com 3 conquistas de Libertadores. Na imagem abaixo, os mapas de distribuição geográfica das equipes campeãs de Libertadores.






O Palmeiras quebrou um tabu que durava 20 anos, de ser mais uma equipe a conquistar um bicampeonato consecutivo, se igualando as equipes do Peñarol-URU (1960 e 1961), Santos-BRA (1962 e 1963), Independiente-ARG (1964 e 1965), Boca Juniors-ARG (1977-1978 e 2000-2001) e São Paulo-BRA (1992 e 1993). E assim, o Palmeiras entrou em um grupo seleto das equipes bicampeãs consecutivas.

Com a perda do título, a equipe do Flamengo amargou o seu primeiro vice-campeonato da competição, algo que não havia ocorrido anteriormente. Caso a equipe tivesse levado a conquista, seria a primeira equipe brasileira a ganhar um tricampeonato, com 100% de aproveitamento em finais de Libertadores. Na imagem abaixo, a tabela com a relação das equipes brasileiras campeãs de Libertadores.



Com a conquista do Palmeiras, o futebol brasileiro consolidou a hegemonia recente em conquistas de Libertadores, pois entre 2010 e 2021, o Brasil levou 8 títulos de Libertadores, e com isso manteve o recente domínio em conquistas de Libertadores. No mesmo ano, o futebol brasileiro levou a Copa Sul-Americana, quando a equipe do Athletico Paranaense venceu a equipe do Red Bull Bragantino, por 1x0. E assim, o futebol do Brasil esteve presente nas duas principais competições da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol), o que ocorreu pela primeira vez, desde quando a Copa Sul-americana passou a ser disputada, onde um mesmo país, teve duas equipes nas decisões dos dois principais torneios do futebol sul-americano.

Na imagem abaixo, as referencias bibliográficas do trabalho.



Mapa de distribuição geográfica das equipes brasileiras vencedoras de Libertadores

Estou postando no blog, os mapas de distribuição geográfica das equipes brasileiras que venceram a Libertadores da América. No último dia 27...