sábado, 11 de dezembro de 2021

Mapa de distribuição geográfica das equipes brasileiras vencedoras de Libertadores

Estou postando no blog, os mapas de distribuição geográfica das equipes brasileiras que venceram a Libertadores da América.

No último dia 27 de novembro, houve a decisão da Libertadores de 2021, entre Palmeiras x Flamengo. A decisão foi disputada, no Estádio Centenário, na cidade de Montevideo, capital do Uruguai.

Foi a 5ª vez que a final de uma edição de Libertadores, foram entre equipes de um mesmo país. Das 5 vezes em que a final foi caseira, quatro foram entre equipes brasileiras (São Paulo x Athletico Paranaense, em 2005; Internacional x São Paulo, em 2006; e Palmeiras x Santos, em 2020) e uma foi entre equipes argentinas (River Plate x Boca Juniors, em 2018).

E com mais uma final caseira, o Brasil ganhou a sua 21ª libertadores, assim, diminuiu a distância do número de conquistas do futebol argentino, que são de 25 títulos, e com isso, mantiveram a hegemonia em conquistas de Libertadores.

Na decisão, o Palmeiras venceu o Flamengo, por 2x1, na prorrogação, com gols de Raphael Veiga e Deyverson, e o Gabriel Barbosa (conhecido como Gabigol), fez o gol do Flamengo. E com isso, o Palmeiras se tornou tricampeão de Libertadores, igualando as equipes do São Paulo, do Santos e do Grêmio, além do Nacional (Uruguai) e do Olímpia (Paraguai), todos com 3 conquistas de Libertadores. Na imagem abaixo, os mapas de distribuição geográfica das equipes campeãs de Libertadores.






O Palmeiras quebrou um tabu que durava 20 anos, de ser mais uma equipe a conquistar um bicampeonato consecutivo, se igualando as equipes do Peñarol-URU (1960 e 1961), Santos-BRA (1962 e 1963), Independiente-ARG (1964 e 1965), Boca Juniors-ARG (1977-1978 e 2000-2001) e São Paulo-BRA (1992 e 1993). E assim, o Palmeiras entrou em um grupo seleto das equipes bicampeãs consecutivas.

Com a perda do título, a equipe do Flamengo amargou o seu primeiro vice-campeonato da competição, algo que não havia ocorrido anteriormente. Caso a equipe tivesse levado a conquista, seria a primeira equipe brasileira a ganhar um tricampeonato, com 100% de aproveitamento em finais de Libertadores. Na imagem abaixo, a tabela com a relação das equipes brasileiras campeãs de Libertadores.



Com a conquista do Palmeiras, o futebol brasileiro consolidou a hegemonia recente em conquistas de Libertadores, pois entre 2010 e 2021, o Brasil levou 8 títulos de Libertadores, e com isso manteve o recente domínio em conquistas de Libertadores. No mesmo ano, o futebol brasileiro levou a Copa Sul-Americana, quando a equipe do Athletico Paranaense venceu a equipe do Red Bull Bragantino, por 1x0. E assim, o futebol do Brasil esteve presente nas duas principais competições da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol), o que ocorreu pela primeira vez, desde quando a Copa Sul-americana passou a ser disputada, onde um mesmo país, teve duas equipes nas decisões dos dois principais torneios do futebol sul-americano.

Na imagem abaixo, as referencias bibliográficas do trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa de distribuição geográfica das equipes brasileiras vencedoras de Libertadores

Estou postando no blog, os mapas de distribuição geográfica das equipes brasileiras que venceram a Libertadores da América. No último dia 27...