Estarei postando aqui no blog, uma série de mapas sobre a distribuição geográfica dos resultados das eleições presidenciais, após a redemocratização.
O primeiro trabalho que estou postando é sobre as eleições presidenciais de 1989, que foi a primeira eleição direta para presidente após o final da Ditadura Militar, sendo a primeira após a promulgação da Constituição Federal de 1988. A ultima vez que tinha tido uma eleição direta para presidente, foi no ano de 1960.
Essa eleição contou com 22 candidatos a presidência do Brasil e o recorde de candidaturas perdura até os dias atuais, e os principais candidatos foram: Fernando Collor (PRN), Ex-governador de Alagoas; Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder sindical e então deputado federal por São Paulo; Leonel Brizola (PDT), Ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro; Mário Covas (PSDB), até então Senador por São Paulo e Ex-prefeito da capital paulista; Paulo Maluf (PDS), Ex-prefeito da cidade de São Paulo e Ex-governador do Estado de São Paulo; Ulysses Guimarães (PMDB), Ex-Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, entre outros.
No primeiro turno, Collor e Lula terminaram a eleição na frente e se qualificaram para o 2º turno, onde o Collor ganhou em 23 estados, o Lula ganhou no Distrito Federal e o Brizola ganhou em 3 estados. Já no 2° Turno, o Collor venceu venceu o pleito e se elegeu Presidente da República, ganhando em 23 estados e o candidato derrotado Lula, ganhou em 3 estados e no Distrito Federal. Nas imagens abaixo, os mapas de distribuição geográfica do resultados do primeiro e do segundo turno das eleições e as tabelas com a divulgação da votação.
Com isso, Fernando Collor de Mello se tornou o primeiro presidente eleito diretamente pelo povo na redemocratização. A última vez que o Brasil havia elegido um presidente pelo sufrágio eleitoral, foi o Jânio Quadros em 1960.
Fernando Collor não cumpriu todo o mandato (que terminaria em 1994), pois sofreu impeachment no ano de 1992, por suspeitas de corrupção. Com isso, o Vice-Presidente Itamar Franco, assumiu o restante do mandato e o cumpriu até o final de 1994.
P.S: A eleição de 1989 foi marcado pelo lançamento da candidatura do empresário e apresentador de Televisão Silvio Santos, do Partido Municipalista Brasileiro (PMB), no lugar do candidato Armando Correia. Porém devido a irregularidades na campanha do "Dono do Baú", o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugnou a sua candidatura, alegando que o candidato não cumpriu os requisitos necessários para poder se candidatar.
Na imagem abaixo, estão disponíveis as referências bibliográficas do trabalho:
Nenhum comentário:
Postar um comentário