sexta-feira, 11 de junho de 2021

Mapa de distribuição geográfica do resultado das eleições presidenciais de 2006 por Unidade da Federação

Estou postando neste blog, o mapa temático da distribuição geográfica dos resultados das eleições presidenciais de 2006 por Unidades da Federação.

Essa eleição contou com 8 candidatos, sendo 2 candidatos a mais em comparação a 2002.

Essa eleição foi marcada pelas seguintes peculiaridades: primeiro, foi o fato do governo Lula está passando por uma forte aprovação do mandato, chegando a 52% de pessoas que avaliaram que a gestão era boa/ótima, em setembro de 2006. Naquele momento, era considerado a maior aprovação de um Presidente da República, em comparação aos outros presidentes que o antecederam. Fatores como a ascensão das classes pobre e média, o combate a fome, as politicas de inclusão social e o desenvolvimento regional, impulsionaram a aprovação da gestão do presidente Lula.

E segundo, foi a repercussão do escândalo do Mensalão, que foi um suposto pagamento de mesadas a políticos da base aliada do governo, com o objetivo de aprovar emendas constitucionais. Embora o esquema tenha tido origem na redemocratização e passando por todos os governos da Nova República (iniciado no Governo do José Sarney), o escândalo veio a tona em 2005, quando um vídeo mostrou o ex-funcionário dos Correios Maurício Marinho, que era ligado ao ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), negociando propina com empresas interessadas em participar de uma licitação do governo. Devido às denúncias, a Câmara dos Deputados criou a CPI dos Correios¹.

A partir daquele momento, o deputado Roberto Jefferson denunciou um suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares aliados em troca de apoio político. Em depoimento no Conselho de Ética da Câmara, Roberto Jefferson acusou líderes e dirigentes partidários do PL e PP de receberem pagamento de mesada do PT¹.

Com a delação do deputado Roberto Jefferson, a imprensa começa a fazer uma cobertura massiva do Mensalão, atribuindo ao PT a autoria do escândalo e ao chegar nas eleições, a imprensa começou a focalizar nos supostos escândalos de corrupção cometidos pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Devido a isso, os adversários políticos e a oposição do governo Lula, começaram a explorar essa repercussão para conseguir angariar votos e procurar vencer a eleição.

Os principais candidatos foram: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), até então atual presidente e candidato a reeleição (e também, recordista de candidaturas consecutivas a Presidência da República, sendo a quinta vez); Geraldo Alckmin (PSDB), Ex-governador de São Paulo; Heloísa Helena (PSOL), até então Senadora por Alagoas (Foi expulsa do PT no ano de 2003, por discordar dos rumos do partido, enquanto situação)² e Cristovam Buarque (PDT), até então Senador pelo Distrito Federal, Ex-Governador do DF e Ex-Ministro da Educação no governo Lula (Pediu desfiliação do PT em 2005, acusando o governo Lula de não ter apresentado "ideias claras" para mudar o Brasil)³.

No primeiro turno, Lula ficou na frente com cerca de 48% por cento dos votos; Alckmin teve 41% dos votos; Heloísa Helena teve cerca de 6% dos votos e Cristovam teve cerca de 2% dos votos. No primeiro turno, Lula venceu em 16 estados e Alckmin venceu em 10 estados e no Distrito Federal. Na imagem abaixo, as imagens do mapa de distribuição geográfica do resultado da eleição no 1º turno e a tabela com a apuração dos votos:


No segundo turno, Lula confirmou o favoritismo e se reelegeu com cerca de 60% dos votos, contra 39% dos votos de Geraldo Alckmin. Lula venceu em 20 estados e no DF (revertendo as derrotas do 1º turno nos estados do Acre, Rondônia, Goiás e no Distrito Federal) e Alckmin venceu em 7 estados. Fazendo uma observação sobre o resultado dessa eleição, o candidato Alckmin teve menos votos no segundo turno, em comparação ao seu desempenho no primeiro turno, algo que não costuma ocorrer com candidatos que são derrotados no 2º turno. Na imagem abaixo, as imagens do mapa de distribuição geográfica do resultado da eleição no 2º turno e a tabela com a apuração dos votos:



Com essa reeleição, o candidato Lula se tornou o segundo presidente a se reeleger para um segundo mandato e obteve o maior recorde de votação em um 2º turno das eleições presidenciais, um recorde que perdura até os dias atuais. Com tudo isso, Lula iniciou o seu segundo mandato no ano de 2007 e acabou se encerrando no ano de 2010. Logo abaixo, os links e as referências do trabalho:

¹http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1380649-5601,00-RETROSPECTIVA+MENSALAO.html

²https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1512200302.htm

³. https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/cristovam-buarque-anuncia-saida-do-pt-9o83fyw2h0fkeouip299ur1ou/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa de distribuição geográfica das equipes brasileiras vencedoras de Libertadores

Estou postando no blog, os mapas de distribuição geográfica das equipes brasileiras que venceram a Libertadores da América. No último dia 27...