Estou postando neste blog, o mapa temático da distribuição geográfica dos resultados das eleições presidenciais de 2006 por Unidades da Federação.
Essa eleição contou com 8 candidatos, sendo 2 candidatos a mais em comparação a 2002.
Essa eleição foi marcada pelas seguintes peculiaridades: primeiro, foi o fato do governo Lula está passando por uma forte aprovação do mandato, chegando a 52% de pessoas que avaliaram que a gestão era boa/ótima, em setembro de 2006. Naquele momento, era considerado a maior aprovação de um Presidente da República, em comparação aos outros presidentes que o antecederam. Fatores como a ascensão das classes pobre e média, o combate a fome, as politicas de inclusão social e o desenvolvimento regional, impulsionaram a aprovação da gestão do presidente Lula.
E segundo, foi a repercussão do escândalo do Mensalão, que foi um suposto pagamento de mesadas a políticos da base aliada do governo, com o objetivo de aprovar emendas constitucionais. Embora o esquema tenha tido origem na redemocratização e passando por todos os governos da Nova República (iniciado no Governo do José Sarney), o escândalo veio a tona em 2005, quando um vídeo mostrou o ex-funcionário dos Correios Maurício Marinho, que era ligado ao ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), negociando propina com empresas interessadas em participar de uma licitação do governo. Devido às denúncias, a Câmara dos Deputados criou a CPI dos Correios¹.
A partir daquele momento, o deputado Roberto Jefferson denunciou um suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares aliados em troca de apoio político. Em depoimento no Conselho de Ética da Câmara, Roberto Jefferson acusou líderes e dirigentes partidários do PL e PP de receberem pagamento de mesada do PT¹.
Com a delação do deputado Roberto Jefferson, a imprensa começa a fazer uma cobertura massiva do Mensalão, atribuindo ao PT a autoria do escândalo e ao chegar nas eleições, a imprensa começou a focalizar nos supostos escândalos de corrupção cometidos pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Devido a isso, os adversários políticos e a oposição do governo Lula, começaram a explorar essa repercussão para conseguir angariar votos e procurar vencer a eleição.
Os principais candidatos foram: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), até então atual presidente e candidato a reeleição (e também, recordista de candidaturas consecutivas a Presidência da República, sendo a quinta vez); Geraldo Alckmin (PSDB), Ex-governador de São Paulo; Heloísa Helena (PSOL), até então Senadora por Alagoas (Foi expulsa do PT no ano de 2003, por discordar dos rumos do partido, enquanto situação)² e Cristovam Buarque (PDT), até então Senador pelo Distrito Federal, Ex-Governador do DF e Ex-Ministro da Educação no governo Lula (Pediu desfiliação do PT em 2005, acusando o governo Lula de não ter apresentado "ideias claras" para mudar o Brasil)³.
No primeiro turno, Lula ficou na frente com cerca de 48% por cento dos votos; Alckmin teve 41% dos votos; Heloísa Helena teve cerca de 6% dos votos e Cristovam teve cerca de 2% dos votos. No primeiro turno, Lula venceu em 16 estados e Alckmin venceu em 10 estados e no Distrito Federal. Na imagem abaixo, as imagens do mapa de distribuição geográfica do resultado da eleição no 1º turno e a tabela com a apuração dos votos:
¹http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1380649-5601,00-RETROSPECTIVA+MENSALAO.html
²https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1512200302.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário