quinta-feira, 10 de junho de 2021

Mapa de distribuição geográfica do resultado das eleições presidenciais de 2002 por Unidade da Federação

Continuando a postagem sobre as eleições, está sendo postado neste blog, o mapa de distribuição geográfica das eleições presidenciais de 2002 por unidade da federação. 

O pleito de 2002 teve apenas 6 candidatos, sendo o pleito que teve o menor número de candidatos na história da redemocratização, uma eleição que ficou marcada por ter potenciais candidatos que poderiam suceder o Fernando Henrique Cardoso, que estava no seu último ano de mandato.

Naquele ano, FHC enfrentava um índice de desaprovação do seu mandato, principalmente devido a inflação do Real e também pelo fato de ter ocorrido a política do racionamento de energia elétrica (ocorrido no ano anterior a eleição), causado pela falta de chuvas nas regiões atingidas pelo racionamento, o que causou o comprometimento da geração de energia elétrica, e devido a isso, o governo adotou uma medida impopular, para evitar blecautes nas cidades. Para ter uma ideia, em setembro daquele ano, FHC tinha um índice de desaprovação, na casa dos 34 % e o índice de aprovação, chegava a 23%. Já em dezembro daquele ano (o último mês de mandato), o índice de desaprovação chegou a 36%, sendo maior do que o índice de aprovação. Essas informações estão disponíveis no site da Folha de São Paulo.

Os principais candidatos para a sucessão do Fernando Henrique Cardoso foram: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se candidatava pela quarta vez consecutiva; José Serra (PSDB), que foi ministro da Saúde na gestão FHC; Anthony Garotinho (PSB), Ex-Governador do Rio de Janeiro; e Ciro Gomes (PPS), que se candidatava pela segunda vez consecutiva. 

Diferentemente das eleições anteriores, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) buscou adotar um perfil de conciliação, pois havia um temor de que o Lula, na condição de presidente, poderia desfazer toda a política econômica do FHC e isso gerou um receio por parte do empresariado, que temia ser prejudicado por uma possível interrupção, pois o plano econômico do governo FHC trouxe uma certa estabilidade para o Real.

Percebendo que o temor era real, o candidato Lula acenou para uma mudança de postura: passou a adotar um perfil de conciliador, onde buscou dialogar com políticos conservadores e de centro-direita, acenando ao empresariado e a setores da economia, de que não mudaria a política econômica adotada pelo FHC. Uma das provas de que ele estava acenando ao empresariado, foi a escolha do candidato a vice-presidente,  que foi o então Senador mineiro e empresário José Alencar, até então filiado ao Partido Liberal (PL), uma das legendas que integrou a coligação, que tinha outras legendas como o Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Comunista Brasileiro (PCB), mostrando que diferente das eleições anteriores, Lula procurou fazer alianças heterogêneas.

No primeiro turno, o candidato Lula terminou na frente com 46,44% dos votos; Serra ficou em segundo lugar com 23,20%; Garotinho ficou em 3º com 17,87; e Ciro Gomes ficou em 4° com 11,97%. Lula ganhou em 23 estados e no DF, Serra ganhou em Alagoas, Garotinho no Rio de Janeiro e Ciro Gomes no Ceará. Com isso, Lula e José Serra passaram para o 2º turno, que ocorria pela primeira vez desde 1989 (pois as eleições de 1994 e de 1998 foram decididas no 1º Turno), quando o próprio Lula enfrentou o Fernando Collor naquela eleição e acabou sendo derrotado. Nas imagens abaixo, o mapa de distribuição geográfica dos resultados do 1º turno e a tabela com a apuração dos votos.



No 2º Turno, Lula venceu Serra com 61,27% dos votos, ganhando nos 25 estados e no DF; e Serra ficou em 2º com 38,73% dos votos, vencendo somente no estado de Alagoas. Na imagem abaixo, o mapa de distribuição geográfica do resultado do 2º turno e a tabela com a apuração dos votos.






Com esses resultados, Lula foi o primeiro líder de um partido de esquerda, o primeiro operário, o primeiro civil sem diploma universitário e o primeiro pernambucano a se eleger presidente, sendo algo inédito da história da República. O primeiro mandato do Lula começou em 2003 e se encerrou em 2006. Na imagem abaixo, as referências do trabalho:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa de distribuição geográfica das equipes brasileiras vencedoras de Libertadores

Estou postando no blog, os mapas de distribuição geográfica das equipes brasileiras que venceram a Libertadores da América. No último dia 27...